sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Modelo vivo

"uma pessoa diante de você é um objeto tridimensional, e a transposição daquela forma espacial para a superfície bidimensional do papel é um dos maiores desafios no campo do desenho." Renato Alarcão, artista e professor de artes no Rio de Janeiro

Realmente é um grande desafio, mas é um exercício tão completo de observação, composição, estrutura, percepção de luz e sombra, movimento, expressão facial, intenções corporais, que nenhum desenhista pode deixar de praticá-lo.




Desenho de modelo vivo é o exercício do desenho da figura humana (corpo humano) na presença de um modelo nas suas várias formas e posições.

Esse tipo de desenho pode ser feito de várias formas, com carvão (uma forma simples), com lápis (mais detalhada) ou com outro material de desenho. Se tinta for usada, o processo (mas não o trabalho terminado) é denominado de "pintura da figura humana".(...)

O OBSERVADOR

Numa sala de aula desta disciplina os estudantes dispoem-se em torno do modelo formando (geralmente) um semi-círculo, ou um círculo completo. Nenhum dos observadores tem a mesma vista, refletindo cada desenho a perspectiva única de cada artista sobre o modelo. Visto que o objetivo do exercício é aprender a representar o corpo humano em todas as suas variantes formas, de idade e de etnias, não existem limitações na escolha do modelo (a possível exceção são crianças) e este não tem que ser necessáriamente belo.

Dependendo do tipo de pose são, por vezes, utilizados acessórios.(...) Estes elementos devem ser incluídos no desenho e representados tal qual se encontrem, mesmo quando o observador tem o seu campo de visão parcialmente obstruído.

Proporções de referência no desenho de figura humana de pé 
  • Figura de dimensões médias: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a sete cabeças e meia. 
  • Figura de dimensões ideais: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a oito cabeças. Transmite ideia de nobreza e elegância. 
  • Figura de dimensões exageradas: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a oito cabeças e meia. Transmite ideia de heroísmo, utilizado na representação de deuses e super-heróis. Geralmente a dimensão em excesso é aplicada na extensão do peito e das pernas. 

Estas proporções podem variar quando o modelo assume outras poses.

O MODELO E A POSE

Nudez
O desenho da figura humana implica, geralmente, a nudez do modelo e consequentemente a exposição dos seus órgãos sexuais. Assim, como a pintura ou escultura do corpo humano, esta disciplina é uma das atividades onde o corpo masculino e feminino pode ser observado e representado tal qual se apresenta.(...) Embora todos os elementos da anatomia humana sejam representados (incluindo seios, nádegas e órgãos sexuais) é esperada uma conduta apropriada por parte dos estudantes.

Pudor
É comum observar-se algum nervosismo por parte de modelos que se deixam desenhar nus pela primeira vez. Há quem aconselhe a participação em atividades nudistas com ambos os sexos antes de posar numa aula de desenho da figura humana. Crê-se que esta preparação possa minimizar o constrangimento para aqueles com mais pudor em expor o seu corpo em grupo.(...)
Exigências
O modelo deve permanecer imóvel e o nível de habilidade exigida varia bastante consoante a duração e a dificuldade de cada pose. Assim, servir de modelo, pode variar de uma experiência bastante agradável a extremamente difícil sendo aconselhável que os modelos se informem destas variantes antes de aceitar a tarefa.

Uma pose simples de 15 a 20 minutos é geralmente suportada sem grande esforço e pode-se intercalar as posições em pé, sentado ou deitado de modo a diminuir o esforço. Poses que se prolonguem de 2 a 3 horas são demasiado exigentes para modelos sem experiência.

Algumas instituições de ensino possuem regras de conduta para esta disciplina proibindo o contacto físico com o modelo de modo a evitar possíveis acusações de abuso sexual.(...)

Fonte: Wikipédia




Curiosidade
Quem são os modelos vivos? Saiba mais sobre essa profissão nesta matéria que foi publicada pelo jornal Estadão em outubro do ano passado. 




Até mais!

13 comentários:

  1. Sou ator e modelo vivo.
    Faço nú artístico.
    Disponível para trabalhos
    entre em contato:
    21 3264 5992
    21 2577 3527
    21 7598 8863
    21 9333 8524
    ou pelo e-mail: eddemoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou modelo vivo.
    Faço nú artístico.
    Disponível para trabalhos gratis
    entre em contato:

    pelo e-mail: vivoze@bol.com.br
    SALVADOR-BAHIA

    ResponderExcluir
  3. Moro no Rio de Janeiro e tenho interesse em trabalhar como modelo vivo.

    E-mail: bestmalescenes@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Edson
    Moro em Campinas Sp , tenho interesse em trabalhar como modelo vivo.
    e-mail> edi7coll@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Também gostaria de trabalhar como modelo vivo fazendo trabalho de nu artístico. Não possuo experiência nesse tipo de trabalho, mas estou muito interessado em faze-lo, pois considero o nu belo e corpo humano despido uma arte de valor inestimável e incomensurável. Moro em Blumenau-SC e meu e-mail é: dvssartor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gosto da nudez, tenho experiência em eventos sociais e praias de nudismo e gostaria também de agregar a oportunidade de posar como modelo vivo. Agradeço desde já a oportunidade
    meu e-mail é runnersp45@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Também tenho desejo de trabalhar como modelo vivo.Tel:21988050288(Luís Brandão)

    ResponderExcluir
  8. Também tenho desejo de trabalhar como modelo vivo.Tel:21988050288(Luís Brandão)

    ResponderExcluir
  9. o nu em si sempre me cativa quero trabalhar como modelo vivo ,contatos pelo email luiz.rad@hotmail.com.br posteriormente pelo zap aceito propostas de Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  10. (retificando o email)o nu em si sempre me cativa quero trabalhar como modelo vivo ,contatos pelo email luiz.rad@hotmail.com posteriormente pelo zap aceito propostas de Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  11. se alguém chegou agora (2017) e procura modelo vivo coroa cm marcas de expressão emuita vontade de trabalhar me procurem
    993.825.631
    runnersp45@gmail.com


    ResponderExcluir
  12. oi gostaria de ser modelo nu nunca fui mas tenho muita vontade se quizer que eu faça um teste me convide pelo numero 990386680 tambem e zap
    meu nome e zenildo tenho 43 naos moro no rio de janeiro zona oeste

    ResponderExcluir
  13. Também tenho desejo de trabalhar como modelo vivo,se algum reitor ou aluno de artes das faculdades de Salvador-Ba se interessar conversamos pelo email luiz.rad@hotmail.com aguardo contato

    ResponderExcluir