terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cuidados com os pincéis

Alguns cuidados básicos vão garantir que seu material de pintura tenha maior durabilidade:


->Sempre lave o pincel imediatamente após o uso. Mergulhe o pincel na água ou solvente próprio por um tempo suficiente a fim de retirar todos os resíduos de tinta.

->Nunca deixe a tinta secar no pincel.

->Não deixe acumular tinta próxima a virola. O acumulo de tinta neste ponto fará com que seu pincel se deforme, perdendo sua forma original.

->Pincéis artísticos devem ser guardados ou acondicionados na posição vertical, de preferência dentro de um pote com os pelos voltados para cima. Os pincéis se deformarão caso fiquem apoiados sobre seus pelos.

->Para guardar seus pincéis por um longo período, antes, lave-os, enxágüe-os e depois os mergulhe numa solução de água com 5% de goma arábica. Retire o excesso da solução e modele os pelos com os dedos para que tomem sua forma original. Após secarem guarde-os na posição horizontal, lembrando sempre de protege-los bem numa caixa fechada, evitando assim insetos e traças. Quando for reutiliza-los, esfregue gentilmente os pelos com os dedos para soltar a goma.

->Seus pincéis não devem ser transportados soltos dentro de um estojo, pois eles irão bater com as pontas dos pelos dentro da caixa. Use uma esteira de bambu ou mesmo uma cartolina rígida para enrolar seus pincéis prendendo-os com um elástico, evitando assim que eles se estraguem.

->Deve-se evitar o uso de pincéis de pelo natural com as tintas acrílicas, pois elas tendem a desgastar mais rapidamente os pelos deteriorando a forma original do pincel. Prefira os pincéis de fios sintéticos que além de serem mais resistentes oferecem maior fluidez para as tintas acrílicas. Um cuidado especial deve ser tomado: Jamais deixe secar a tinta acrílica no pincel. (Caso isto aconteça dificilmente o pincel poderá ser recuperado)

->O uso do mesmo pincel com diversas tintas deve ser evitado. Pincéis usados com tintas à base de água (aquarela, guache, nanquim e acrílica) jamais devem ser usados com tintas a base de óleo e vice-versa.

->O uso excessivo de solventes fortes e removedores de tinta arruínam os pincéis. Lave os pincéis logo após o uso, para não ter que usar posteriormente os removedores de tinta.
*Tintas a base de água – Use água fria e sabão neutro. Enxágüe bem.
*Tintas a base de óleo – Use terebentina ou aguarrás, em seguida lave com água morna e sabão neutro. Enxágüe bem.

Obs.: Os pinceis usados para pintura a óleo podem ser limpos com graxa usada em carros. Com os dedos passe a graxa delicadamente pelas cerdas até remover a tinta depois tire o excesso com um pano seco. Antes de reutilizar o pincel, molhe na terebentina. Por ser oleosa, a graxa ajuda a manter a maciez das cerdas e as proteje da ação dos solventes que danificam os pêlos.)


Fonte: EmpórioMichelangelo


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário