terça-feira, 29 de março de 2011

Liniers em Brasília

Quadrinhista argentino vem ao Brasil para uma marcar o lançamento da versão brasileira da revista Fierro, pela editora Zarabatana Books
Nesta quarta-feira, 30 de março, o quadrinhista argentino Ricardo Liniers, autor do célebre “Macanudo”, estará na Livraria Cultura do CasaPark Shopping Center (Brasília, DF) para uma tarde de autógrafos e confraternização  com seus leitores.
Liniers também estará presente para o lançamento da revista Fierro Brasil nº1. Para quem não saber a revista Fierro é um marco da produção de histórias em quadrinhos na Argentina e teve uma primeira versão, publicada entre 1984 e 1992, e uma segunda agora, a partir de 2006, que mensalmente chega aos “quioscos” do país encartada no jornal Página/12.
A edição brasileira da Fierro, que será publicada pela editora Zarabatana Books, irá apresentar aos leitores brasileiros esse time excepcional de autores argentinos:
• Desenhistas e roteiristas consagrados, que estavam presentes na primeira versão da Fierro e que continuam a colaborar na nova fase: Horacio Altuna, Juan Giménez, Max Cachimba, Carlos Trillo, El Tomi, Crist, Carlos Nine, Copi, Alberto Breccia e outros.
• Os artistas atuais, também consagrados ou em início de carreira, mas com um trabalho à altura dos grandes mestres: Liniers, Maitena, Lucas Varela, Salvador Sanz, Ignacio Minaverry, Gustavo Sala, Tute, Kioskerman, Lucas Nine e muitos mais.
• Além dos autores argentinos, a Fierro Brasil trará também autores brasileiros, alguns consagrados e outros estreantes na publicação, mas com um trabalho de qualidade excepcional e já com diversos livros editados:  Santiago, Fabio Zimbres, Adão Iturrusgarai, Eloar Guazzelli, Gustavo Duarte e Danilo Beyruth.
Outros livros do autor também são publicados no Brasil pela Zarabatana Books, são eles:
BONJOUR - Entre setembro de 1999 e junho de 2002, Liniers publicou a cada semana sua tira Bonjour no suplemento No do jornal argentino Página/12. Nesses trabalhos, anteriores a Macanudo, nota-se sua vocação para a experimentação em busca de um humor pessoal onde convivem múltiplos rgistros, que vão desde a ternura mais pura até um humor negro doentio e corrosivo (às vezes dentro e uma mesma tira). Vários dos personagens que logo exportaria para sua tira Macanudo dão seus rimeiros passos nessas páginas. Pequenos passos. Passos de pinguim.
MACANUDO – Humor, crítica de costumes, nonsense, poesia. Cada tirinha da história em quadrinhos do argentino Liniers continua a tradição dos grandes desenhistas de humor argentinos, como Quino e Maitena.
Em Macanudo desfila uma imensa galeria de personagens insólitos e divertidos: a menina Enriqueta, com seu gato Fellini e o ursinho de pelúcia Madariaga; Z-25 – o robô sensível; o senhor que traduz os nomes dos filmes; a Vaca Cinéfila; Oliverio, a Azeitona; o Misterioso Homem de Preto; As Verdadeiras Aventuras de Liniers (onde o autor desenha a si próprio com orelhas de coelho, e que se tornou sua marca registrada); duendes, ovelhas e pinguins; e tudo o mais que brotar da imaginação do autor.
Antologia de Historietas da Revista Argentina Fierro e de Quadrinhos Brasileiros
Diversos Autores – Zarabatana Books
Cor e P&B
21 x 28 cm
160 páginas
R$ 59,00

Tarde de autógrafos com Liniers

Quarta-feira, 30 de março, 13h às 15h
Editora: Zarabatana
Unidade: CasaPark Shopping Center
Endereço: SGCV
Local: Mezanino
Classificação Indicativa: Livre
ENTRADA FRANCA
Fonte: impulsohq

Mais sobre o artista
Liniers ou Ricardo Liniers Siri (nascido em Buenos Aires em 15 de novembro de 1973) é um quadrinista argentino. 

Ávido leitor, muito novo conheceu a obra de Hergé, Goscinny e Uderzo, Quino, Héctor Germán Oesterheld, Francisco Solano Lópes, Charles Schulz e Herriman.

Estudou publicidade, mas não se dedicou a ela.

Começou a desenhar para fanzines, e logo passou a desenhar para meios de comunicação profissionais, como Lugares, ¡Suélteme!, Hecho en Buenos Aires, Calles, Zona de Obras,Consecuencias, ¡Qué Suerte!, Olho Mágico, 9-11 Artists Respond, Comix 2000 e outras obras.

A partir de 1999, passou a publicar semanalmente no suplemento NO! do jornal Página/12. Em junho de 2002, após ter sido apresentado pela quadrinista Maitena, Liniers passou a publicar Macanudo na última página do jornal La Nación.

Em 2001 publicou, com Santiago Rial Ungaro, o livro Warhol para Principiantes.

Realizou duas mostras como artista plástico: "Macanudo", em Ludi (2001), e "Mono en Bicicleta", em La Bibliotheque (2003). Se sabe que vendeu alguns quadros.

Fonte: Wikipédia

Até mais!

Um comentário: