quarta-feira, 16 de março de 2011

Jayme Cortez

“Após muito trabalho entre pesquisas, entrevistas e digitalização de imagens, é com grande satisfação que inauguramos este blog em homenagem ao grande ilustrador Jayme Cortez”.
É assim que se inicia o blog recém criado em memória a vida e obra ao Mestre dos Quadrinhos Jayme Cortez. A iniciativa é de Fábio Moraes e Jayme Cortez Filho que pretendem relembrar e registrar os trabalhos realizado por esse grande quadrinhista.
A importância de Jayme Cortez para os quadrinhos nacionais é tão grande que todo ano é relembrada no prêmio Angelo Agostini, promovido pela AQC-ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, no qual batizou uma das mais importantes categorias da premiação com o nome do quadrinhista.
No blog é possível ver fotos do acervo da família e ilustrações para capas de quadrinhos e livros. De acordo com o site Bigorna “Os mantenedores do site também solicitam que todos aqueles que possuírem imagens, ilustrações ou fotos do Jayme Cortez entrem em contato para contribuírem com a melhoria do blog”.
Para conhecer mais sobre a vida e obra de Jayme Cortez, acessem o blog clicando aqui.

Sobre o artista: Nasce em Portugal em 1926, e começa no jornal O Mosquito com E.T. Coelho. Chega ao Brasil em 1947, e trabalha na Gazeta Juvenil com Messias de Mello. Em 1951, realiza a Primeira Exposição Internacional de Quadrinhos em SP. 

Faz centenas de capas para a La Selva, especialmente de terror. Ilustra cartazes de cinema para Mazzaropi, Zé do Caixão e outros.Lança 3 livros de desenho.Publica Zodiako e Tupizinho.Trabalha na McCan Erickson. Produz muito para inumeras editoras brasileiras. 

É diretor de arte na Outubro lançando artistas nacionais. Realiza várias exposições nacionais e internacionais.Trabalha nos estudios Maurico de Sousa. É premiado com o Caran Dáche em 1986 no Lucca 20. Infelizmente falece em 1987 devido a uma hemorragia. 

Em 1992 é realizada na Casa de Portugal uma exposição em sua homenagem. Em 1997, é feita em S. Bernardo do Campo uma retrospectiva com originais e reproduções abrangendo toda a sua carreira. Em 2002, é lançado o curta metragem "Coração de Mãe" de Denison Ramalho, baseado numa história em quadrinhos sua.

Em 2008 a Revista Ilustrar de Ricardo Antunes, publica uma extensa matéria sobre Cortez. Em 2009 O governo de SP inaugura a Gibiteca Jayme Cortez.

Com Will Eisner




Fonte: impulsohq e jaymecortez.blogspot


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário