sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Egito


CUIDADO! Ao decifrar este post você pode despertar a maldição do Faraó!



Hoje vamos para o Antigo Egito a 2000 a.C.!!!


Há um mistério intrigante que circula a história do Egito, as pirâmides, obras tão grandiosas quanto enigmáticas, as múmias conservadas para a eternidade, pinturas que cobrem paredes e esculturas de ouro maciço para cercar o espírito do faraó de glória.

O Egito é mesmo fascinante!


A grande preocupação dos egípcios era com a imortalidade, eles acreditavam que a vida continuava após a morte, e por isso os luxos e confortos da vida deviam ficar lá, guardadinhos nas tumbas para que depois de mortos os faraós continuassem aproveitando no bem bom eterno.

Por isso a arte dessa época é tão importante, é a arte da imortalidade!




Os afrescos egípcios contavam histórias da vida do faraó, e também alertavam para algum castigo caso suas ordens fossem desobedecidas.

O desenho das figuras humanas eram muito simplificados, sem grandes variações, os pés e a cabeça estão sempre de lado, sendo que o tronco está posicionado de frente. Feio ou bonito este estilo permaneceu por 3 milênios!

Atenção! Afrescos são pinturas feitas nas parede, com base de cal ou argamassa.





Na verdade as pinturas egípcias eram mais uma forma de comunicação do que de expressão por isso a "falta de criatividade". Foram os egípcios que inventaram os Hieróglifos, escrita onde cada imagem representa uma letra ou palavra. Assim poderiam deixar bem evidente nas paredes dos palácios e pirâmides suas histórias e maldições.


A escrita egípcia deve ser lida da esquerda para a direita, mas o contrário é possível também, a direção das cabeças dos pássaros e animais pintados que indicam a direção em que o texto deve ser lido.

E aí, conseguiu decifrar o que está escrito? Nem eu.

A função da pirâmide era de abrigar e proteger a múmia do Faraó e toda a sua fortuna. Por isso as pirâmides eram construídas em lugares de difícil acesso e sua estrutura era bem resistente e protegida por armadilhas e acessos falsos que eram guardados em segredo pelos engenheiros do faraó.


As estátuas das tumbas ofereciam para o espírito do faraó uma morada alternativa caso seu corpo mumificado estivesse deteriorado demais. Elas eram firmes e resistentes feitas em granito e tinham poucas partes protuberantes que pudessem se quebrar.



 
CURIOSIDADES!

A esfinge de Gizé é uma obra monumental e muito curiosa...


Entre as patas da Esfinge encontra-se uma estrela, conhecida como a "Estela do Sonho", onde está escrita uma pequena história: Um belo dia, Tutmosis IV adormeceu sob a Esfinge que estava coberta de areia até o pescoço. Durante seu sono Tutmosis sonhou que a Esfinge lhe prometia que se ele a desenterrasse, ele se tornaria rei do Egito. Tutmosis que não era bobo nem nada fez o que a estátua pediu, e algum tempo depois não é que ele se tornou rei mesmo!



E falando nisso, afinal quem quebrou o nariz da esfinge???
Não se sabe o paradeiro do nariz, segundo lendas, o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte ou também por tropas britânicas, até mesmo pelos mamelucos. Porém, desenhos da esfinge feitos por Frederick Lewis Norden em 1737 já ilustram a estátua sem o nariz.

O historiador egípcio al-Maqrizi, do século XV, põe a culpa em Muhammad Sa'im al-Dahr, um fanático religioso que, em 1378, após observar que camponeses deixavam oferendas à esfinge na esperança de aumentar suas colheitas, teria destruído a parte mais frágil da estátua só de sacanagem!

Bom, antes ficar sem nariz do que acabar com o nariz do Michael Jackson!




No próximo post...vamos parar nos templos Maias e conhecer a Arte Pré-Colombiana!



Até lá!

Fonte: "Arte Comentada" de Carol Strickland e Wikipédia.
Imagens: Reprodução

2 comentários:

  1. muito bom esse blog paffaro!!! parabéns pela idéia e iniciativa de cria-lo =)

    ResponderExcluir
  2. NAO COMCORDO NAO ME AJUDOU EM NADA

    ResponderExcluir