segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Meu Atelier"

Para que sejamos produtivo, antes de mais nada, é preciso nos sentirmos bem em nosso ambiente de trabalho. Ficar a vontade e confortável para criar, faz toda a diferença no resultado final de qualquer projeto.

Para o artista, seu atelier deve ser como um "refúgio", um lugal sossegado onde possa esquecer do mundo lá fora, se concentrar e se inspirar.

O problema para quem quer ter um atelier muitas vezes é a falta de espaço, principalmente para quem vive em apartamento. Mas esse detalhe não pode te impedir de pintar, então aí vão algumas dicas para não ter que abrir mão desse prazer:

1 - Arrume um cantinho ou na sala, ou na varanda ou até na área de serviço, que não tenha trânsito de pessoas e não fique na passagem. Não se preocupe em esconder seu material de pintura de visitas, afinal sua arte é motivo de orgulho.
2 - Procure se instalar no cantinho mais iluminado que encontrar, lembrando-se que a situação ideal é deixar a luz natural entrar pela esquerda, se você for destro, ou pela direita se você for canhoto.

3 - É importante que o material de pintura tenha uma localização estratégica, de modo que você possa pegá-lo com rapidez, sem ter que fazer esforço para isso. Mantenha-o à sua direita se você é destro ou a sua esquerda se é canhoto.

4 - Um carpet ou um tapetinho de aproximadamente 0,80x0,80m. é ideal para definir seu espaço e previnir machas indesejadas no piso.

5 - Não se esqueça de providenciar uma luminária de luz fria que possa adaptar ao cavalete, para trabalhar a noite, ou para ter uma iluminação melhor em dias nublados.

6 - Não adianta economizar na hora de escolher o cavalete, escolha o mais firme e resistente, que dará mais segurança para as pinceladas vigorosas.

7 - Você presisará de dois bancos, um mais alto (tipo de bar), para relaxar as pernas, e outro menor para apoiar seu material, pode ser uma mesinha, gaveteiro, ou carrinho, o importante é que seja prático e mantenha seu material organizado.

8 - Aquarelas, giz pastel, nanquim, guache e grafite são materiais que não tem cheiro, permitindo que você trabalhe sem preocupação em qualquer ambiente. Entre as tintas, a acrílica possui um odor mais suave, já a tinta a óleo, pelo uso de solventes, impregna o ar. Para evitar o inconveniente, utilize solventes inodoros do tipo SANSODOR e mantenha o ambiente bem arejado enquanto estiver trabalhando, com as janelas e portas abertas.

Agora é só aproveitar o seu "cantinho atelier" para explorar a criatividade, pintar e bordar!
Até mais!

Um comentário: