sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Grécia

Voltaremos 800 anos a.C.! Hoje vamos para a Grécia!

A Grécia foi um grande avanço na história não só para as artes, mas para a arquitetura, poesia, drama, filosofia, governo, leis, lógica e matemática.

A civilização ocidental começou na Grécia Antiga, com um pensamento que resumia sua estrutura: "O homem é a medida de todas as coisas"

Essa maneira de pensar formou uma sociedade de artistas e intelectuais autônomos, ou seja que trabalham por conta própria. Por essa razão formaram-se artistas tão inovadores, pois eles tinham liberdade para criar. A Grécia foi uma explosão de criatividade! 


Os gregos dominavam a pintura, suas técnicas eram tão realistas que segundo fontes literárias os pássaros bicavam as frutas pintadas nos murais! Pobres passarinhos...A técnica mais usada era trompe l'oil, que com truques de perspectiva, criavam uma ilusão óptica que mostrava objetos ou formas que não existem realmente.



Nas duas imagens acima ainda há muita influência egípcia, vocês notaram?



Os vasos eram uma febre na Grécia!  Suas pinturas contavam histórias de deuses, heróis da mitologia, guerras ou imagens de festas e do cotidiano. No início, as imagens eram pintadas em preto sobre o fundo vermelho da argila, e os detalhes da imagem eram feitos com uma agulha, mais tarde os gregos tentaram o contrário, pintar o fundo de preto e deixar a imagem em vermelho, e assim foram aprimorando suas técnicas.


Na pintura os gregos mandavam bem, mas na escultura que eles arrasavam!
As esculturas antes da Grécia eram duras, sem movimento (lembram das egípcias?)...é claro que se é uma escultura ela não se move, (der!) mas os gregos exploraram os movimentos do corpo em suas esculturas de forma que pareciam estar vivas. Não é a toa que eles quisessem expressar todo esse movimento, afinal foi na Grécia que nasceram as olimpíadas! 
Perceberam a diferença?
 
Para isso foi necessária uma carga filosófica que equilibrava a paixão e a mente, eles admiravam a beleza do corpo humano e buscavam a sua perfeição, por isso a maioria das estátuas eram nuas, para ressaltar sua naturalidade. Elas eram em mármore pintado com uma mistura de pigmento em pó e cera quente.
 


Outra inovação foi o princípio do apoio do peso, ou contrapposto, em que uma das pernas sustenta o corpo enquanto a outra fica dobrada.



QUEM ERA QUEM NA GRÉCIA ANTIGA
Todo mundo conhece os filósofos gregos Sócrates, Platão, Aristóteles, ou os matemáticos Euclides e Pitágoras...mas na arte que é bom, nada né? Então eu lhes apresento:
Fídias - O mais famoso escultor ateniense foi o primeiro a usar drapeados para revelar o corpo

Policleto - Escreveu um livro sobre proporção e era rival de Fídias. Fez a estátua de Hera em ouro e marfim.
Praxíteles - Famoso por tirar pela primeira vez toda a roupa de Afrodite, em sua estátua é claro. Ele introduziu uma imagem mais sensual e natural às suas obras.

 
CURIOSIDADES!
 Vocês conhecem a Vênus de Milo?
É aquela pobre coitada sem os braços!

Esta é uma das mais famosas estátuas gregas, obra de Alexandros de Antióquia, ela é na verdade a deusa grega Afrodite que mais tarde recebeu o nome da deusa romana Vênus, ambas representantes do amor e da beleza. Enfim, essa magnífica obra de arte de 2,02 metros, foi encontrada por um camponês chamado Yorgos Kentrotas, em 1820 na ilha de Milo, que a vendeu por uma ninharia a oficiais franceses que estavam explorando a ilha.
Mas afinal, o que esses braços estavam fazendo, e onde eles foram parar??
   
Na época em que foi encontrada, a estátua ainda tinha seus dois braços, o esquerdo repousava sobre uma coluna segurando uma maça, e o outro estava sobre a perna, diz a lenda que os gregos inconformados em ver a obra-prima em poder dos franceses, foram lá e quebraram os braços da moça de propósito! Não se sabe o paradeiro dos braços de Vênus, mas o que sobrou dela está no Louvre em Paris.
 Representação de como seria a estátua com os braços.






E aí, Deu pra entender um pouquinho do que foi a arte na Grécia Antiga?
Então se preparem porque...semana que vem vai ser a vez de conhecer a Arte Romana!


Até lá!
Fonte: "Arte Comentada" Carol Strickland, "Guia dos Curiosos" Marcelo Duarte e Wikipédia.

Um comentário:

  1. De linguagem simples, os textos e o blog em geral, estão bons; faltam informações sobre as imagens (data, título, local onde se encontram atualmente).

    ResponderExcluir