terça-feira, 27 de julho de 2010

Pré-História

Diretamente do fundo das cavernas, vamos voltar 40.000 anos a.C.!

Vamos para a PRÉ-HISTÓRIA!


Vocês já pararam para pensar o quanto os homens pré-históricos foram importantes?

Pois deviam!

Além do fogo, da roda, de ferramentas e armas para caça, foram eles que descobriram a expressão por meio de imagens. E esse desejo de "criar" imagens começou muito cedo, antes mesmo dos homens conseguirem andar eretos!


Nossos ancestrais desenvolveram a capacidade de composição, impressão de movimento, espaço e rítimo, senso narrativo, além da habilidade motora...e vocês achando que eram só rabiscos na parede né? Devemos muito a eles!


Os homens pré-históricos não pintavam para "alegrar a decoração" sombria das cavernas, a pintura era um meio de comunicação e expressão. Os símbulos de animais e pessoas tinham significado sobrenatural e eram usados como parte de rituais.

Os temas favoritos eram animais e homens em cenas de caça e luta. As cenas de animais são as mais antigas, mais tarde começaram a desenhar humanos e aprimorar as formas dos animais (como o cavalo abaixo).



O material de pintura era bem limitado, eles tiverem todo o trabalho de criar técnicas e descobrir os melhores materiais para registrar o que viam. Como "lápis" eles usavam o carvão para dar a forma ao desenho, o ocre vermelho e amarelo eram as opções de cores...pelo menos não era difícil escolher de que cor pintar o bisão!

As primeiras esculturas eram feitas em pedra, ossos e chifres. A mais antiga escultura encontrada é essa "rechonchuda" Vênus de Willendorf de 25.000 anos.
IMPORTANTE: São chamadas de Vênus as esculturas e pinturas de figuras femininas nuas, pois são associadas à fertilidade.


CURIOSIDADES!

Afinal onde estão as pinturas pré-históricas? Onde ficam essas cavernas? Como encontrá-las?

É simples! Se você tiver um cachorro, leve-o para dar uma volta...
Em 1940 na região de Lascaux na França, quatro meninos passeavam com seu cachorro, quando de repente "Totó" sumiu! Após horas de procura os meninos encontraram o fujão dentro de um buraco que dava acesso a uma caverna subterrânea coberta de pinturas, desenhos e entalhes de 17.000 anos atrás.

Caverna de Lascaux (antes dos fungos)
A caverna ficou mundialmente famosa e recebeu multidões de turistas, mas após a sua abertura, as paredes ficaram com excesso de humidade, e fungos escondenderam as figuras! Hoje o parque está fechado à visitação pública. E tudo isso graças ao "Totó"!

Por hoje é só!

Quando Picasso visitou Lascaux, exclamou: "Não inventamos nada!"


Espero ter esclarecido um pouco de como era a Arte nesse período fascinante, que sem dúvida, é o mais importante da linha da História da Arte, pelo simples fato de ter sido onde nasceu a ARTE!
No próximo post, vamos visitar a Torre de Babel, e descobrir por que a Mesopotâmia é o tida como o "BERÇO DO MUNDO".



Até lá!

Fonte: "Arte Comentada" de Carol Strickland

Um comentário: