terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pós-Impressionismo


Passando do século XIX para o XX, hoje veremos o Pós-impressionismo!

Van Gogh "A noite estrelada"

Opós-impressionistas queriam tornar o que já estava iluminado e descontraído em expressão e emoção!

Diziam que o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais.

Cézanne "Mont Sainte-Victoire"

Os artistas não mais representavam fielmente o impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a "Revolução de Manet".

A maioria de seus artistas começaram como impressionistas, partindo daí para diversas tendências diferentes. Foram movimentos inspirados no pós-impressionismo o pontilhismo, o cubismo e mais tarde o surrealismo.

 
Seurat "Um domingo na grande Jatte"


QUEM ERA QUEM

Cézanne: Foi um dos maiores intérpretes do impressionismo e da reação contra esse movimento. Seus quadros eram construções da natureza. "Pintar não é meramente copiar o objeto" dizia.
"Natureza morta com maças e laranjas"

"Les grandes baigneuses"

Gauguin: Aos 35 anos, após a quebra da Bolsa de Paris, Paul Gauguin tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boémia, que resultou numa produção artística. Em uma viagem ao Taiti se apaixonou pelas cores vibrantes e pelo tema primitivo e exótico, que esteve presente em grande parte de suas obras. 

"Auto-Retrato"

"As mulheres de Taiti na praia"

Van Gogh: Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, o holandês Vincent Van Gogh só foi ficar famoso mesmo, depois de sua morte. Falhou em todos os aspectos considerados importantes para a sociedade: não constituiu família, não conseguia se sustentar com seu ofício, e por fim, sucumbiu a uma doença mental. Tinha personalidade intrigante, utilizava cores fortes para expressar seus sentimentos. Van Gogh dizia: "Pinto o que sinto e não apenas o que vejo".
  
"Campo de trigo"

"Quarto em Arles"

"Doze Girassóis numa jarra"

Toulouse-Lautrec: Henri sofria de uma doença desconhecida que consistia no desenvolvimento insuficiente de certos tecidos ósseos. Devido a acidentes em que teve os ossos das duas pernas quebrados, ficou medindo 1,52m. tinha "corpo de homem e pernas de criança". Durante sua recuperação teve que ficar de cama durante um bom tempo, e para gastar esse tempo ele pintava aquarelas e desenhava, foi aí que descobriu seu talento. Frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés, fez desse ambiente de prostitutas e artistas de caráter duvidoso, sua inspiração. Produziu cartazes, pinturas a óleo, esboços e caricaturas da vida noturna parisiense.

Foto de Henri Toulouse-Lautrec, com seus 1,52 m.

"Moulin Rouge - La Gougue" 

"La Goulue chegando no Moulin Rouge"

"Baile no Moulin Rouge"

CURIOSIDADES!

Vincent Van Gogh, nasceu na Holanda, filho de Theodorus, um pastor da Igreja Reformada Neerlandesa e de Anna Cornelia Carbentus, era o mais velho de 6 filhos, dois irmãos: Theo, e Cornelius; e três irmãs: Elisabeth, Anna e Willemina.
A vida de Van Gogh teve muitos altos e baixos, e muitas situações curiosas...

"Os comedores de batatas"

-> Após trabalhar durante 6 meses numa livraria em Londres, onde passava a maior parte do tempo estudando a Bíblia, Vincent decidiu ser padre, mas fracassou em todos os exames que fez para escolas de teologia. Decidiu então seguir os conselhos de seu irmão Theo, seu grande amigo, e foi ser pintor.

-> Enquanto viveu, Van Gogh vendeu um só quadro, "A vinha encantada", por 400 francos. Vincent era sustentado pelo irmão, que trabalhava em uma galeria em Paris.
Em 1990, cem anos depois de sua morte, o quadro "Retrato do Dr. Gachet" voi vendido para um colecionador por 82,5 milhoes de dólares.

"A vinha encantada"

"Retrato do Dr. Gachet"

-> Van Gogh era muito amigo de Gauguin, depois de muita insistência, Paul Gauguin foi visitá-lo, e os dois passaram uma temporada na casa de Vincent no interior da França pintando, bebendo e frequentando bordeis


Porém os dois tinham personalidades fortes, e um dia após uma discussão em um bar Van Gogh ameaçou Gauguin com uma faca, e os dois foram embora enfezados, e naquela noite Van Gogh cortou o lóbulo da orelha direira, embrulhou em um lenço e deu de presente a uma prostiuta.




Outra versão diz que Van Gogh estava apaixonado por Virginie, uma prostituta que estava apaixonada por Paul, e Vincent lhe enviou a orelha por vingança.
O fato aconteceu as vésperas do natal de 1888.

"Auto-retrato com a orelha enfaixada"

-> Van Gogh foi internado em um hospício em 1889 depois de apresentar distúrbios mentais e profunda depressão, devida ao afastamento do irmão, e do amigo Gauguin. Morreu em  27 de Julho de 1890, depois de semanas de intensa atividade criativa(nesta época Van Gogh pintava, em média, um quadro por dia), disparando um tiro contra o peito.

-> Na família de Van Gogh existiram outros casos de transtorno mental: Théo sofreu depressão e ansiedade e faleceu de "demência paralítica" (neurossífilis), no dia 25 de janeiro de 1891, seis meses depois depois da morte de Vincent (os dois foram enterrados lado a lado em Auvers-sur-Oise) no Instituto Médico para Doentes Mentais em Utrecht. Wilhelmina era esquizofrênica e viveu durante 40 anos neste mesmo instituto e Cornelius cometeu suicídio aos 33 anos de idade.


.......

Na próxima postagem de História da Arte...vamos mergulhar de cabeça na arte Moderna, e conhecer mais sobre Pablo Picasso!



Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol  Strickland; Wikipédia.


Imagens: Reprodução



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário