sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sua Mesa de Luz

Muitos materiais e ferramentas estão disponíveis hoje para facilitar a vida do desenhista, uma delas é a mesa de luz. Ela ajuda no processo do desenho deixando a imagem mais nítida além de ser de grande utilidade na hora de passar a limpo um rascunho, ou copiar uma imagem para um papel limpo.



Existem alguns modelos diferentes por aí, que se adaptam às necessidades de cada artista...portáteis, inclinadas, fixas, ovais...só tem um probleminha, essas mesas costumam ser caras, além de ocuparem um bom espaço, e se você tem um estúdio pequeno (ou usa um espaço no quarto ou na sala) pode ficar meio espremido.


Bom, então se você não quer gastar muito, não quer ficar espremido mas ainda sim quer uma mesa de luz, vou mostrar dois passo-a-passos para você montar a sua própria mesa de luz! (se for o caso peça a ajuda de um adulto) O primeiro é simples...

MODELO #1

Materiais:
- 1 Gaveta velha
- 1 Vidro fosco +/- 8mm
- 1 Bucal para foco
- 1 Fio condutor de eletricidade e uma tomada
- 1 Lâmpada florescente



01

1) fixe o bucal com o fio condutor na parede do fundo da gaveta.

03

2) Anexe o vidro no fundo da gaveta. Se possível use o próprio trilho da gaveta, se não pregue cantoneiras de alumínio na madeira deixando um espaço para o vidro passar.



04


3) Ligue na tomada e faça o teste!

05

Fonte: uzed.com.br

Eu encontrei um outro modelo mais elaborado, que se você tiver disposição e dotes carpinteiros pode tentar fazer (ou mandar alguém fazer para você...)

MODELO #2

Materiais: Tábuas de madeira ou  MDF, serra, pregos ou parafusos, cola de madeira, vidro, lâmpada florescente, 1 bocal, fio duplo de 3 metros, 1 interruptor, 1 ponta de tomada, fixador de fio, contact.

1) Pregue bem as partes laterais no fundo, depois a parede de trás e a da frente, seguindo o modelo A:




 2) Pegue o bocal já com o fio conectado, fixar ele centralizado na madeira 2. Faça um furo no meio da madeira lateral esquerda e outro na mesma madeira mas rente ao fundo da caixa. Puxe o fio do bocal rente a madeira e leve até o furo do interruptor, passe no furo apenas uma perna do fio, corte ele do outro lado do furo e ligue no interruptor, depois passe o fio duplo no furo de baixo e conecte na ponta dele a tomada, por dentro da caixa prenda o fio com os fixadores. Depois coloque a lâmpada como mostra no modelo B.


 3) No modelo C, coloque o vidro por cima da caixa e fixe com cantoneiras ou preguinhos.

Modelo #2 pronto
Fonte: henriquenomundodosdesenhos.blogspot.com

DICAS IMPORTANTES:

1- Faça saídas de ar, pois mesmo usando lâmpada fria, a caixa e o vidro esquentam.
2- Se mesmo usando vidro fosco a luminosidade for muita, cole contact branco na parte interna do vidro. Vai diminuir a claridade e proteger seus olhos.
3- MUITO IMPORTANTE!
Fique atento também a posição em que desenha, tome cuidado para a mesa/caixa de luz não ficar alta ou baixa de mais, o ideal é que a mesa fique inclinada para você não forçar a coluna. Procure a posição mais confortável possível, suas costas agradecem!


Curiosidade...
Olha que legal, essa mesa pode ser adaptada de uma dessas mesas de computador que tem uma parte anexa para o teclado (onde foram colocadas as lâmpadas). Para quem tem uma dessas mesas encostada em casa, fica a dica!



Até mais!

Um comentário:

  1. Olá,

    Interessante e c/ preço ótimo!

    Obrigada pela ajuda!
    Tati

    ResponderExcluir