No dia 25 de janeiro foi anunciado que o filme coproduzido por Brasil e Reino Unido "Lixo Extraordinário" estava na disputa pelo Oscar na categoria de Melhor Documentário.
Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme que foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley, vem impressionando e emocionando público e critica. O documentário é um dos favoritos para a premiação da Academia onde concorre com "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox; "Trabalho interno", de Charles Ferguson; e "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.
O filme está em cartaz em alguns cinemas do país, e com a indicação ao Oscar, devem aumentar as salas de exibição.
A cerimônia de entrega será realizada dia 27 de fevereiro, e será transmitida para mais de 200 países. Todo mundo na torcida!!
Sinopse
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário