segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

3º SALÃO MEDPLAN

3º Salão Medplan de Humor abre as inscrições

1- INSCRIÇÕES: 15 de março a 22 de maio de 2011. O 3º Salão Medplan de Humor  é aberto a todos os artistas gráficos brasileiros nas modalidades charge e/ ou cartum.  A abertura do salão será dia 08 de junho  de 2011 com a divulgação dos vencedores. Cada artista poderá se inscrever com o máximo de 3 (três) trabalhos inéditos no formato 30X40 cm  e utilizando qualquer técnica. No verso de cada trabalho deverá constar o nome completo do autor, endereço, e-mail, telefone, número de identidade, CPF e de conta bancária.

O artista poderá participar enviando seus trabalhos através do site www.medplan.com.br, ou mandando os  originais  para:

3º Salão Medplan de Humor
Rua Coelho  Rodrigues, 1921 – Centro
CEP: 64000-080
Teresina – PI

2- TEMA
O tema do 3º Salão Medplan de Humor será  CONSUMISMO.
As obras inscritas passarão por uma comissão de seleção, composta pela equipe organizadora do Salão Medplan de Humor e por convidados.

3- PREMIAÇÃO
Primeiro lugar: R$ 4.000,00
(quatro mil reais)
Segundo lugar: R$ 3.000,00
(três mil reais).
Prêmio internet: R$ 2.000,00 (dois mil reais). O Prêmio Internet será escolhido pelos internautas no site da Medplan.

Outros prêmios poderão ser instituídos a critério da comissão organizadora. As melhores obras farão parte da exposição itinerante do Salão Medplan de Humor. Os trabalhos premiados serão considerados aquisitivos e passarão a fazer parte do acervo do Medplan. As obras não serão devolvidas.
Não poderão participar desse salão funcionários do Medplan, parentes destes e quem estiver envolvido em sua organização. A simples inscrição configura automática concordância do participante com todos os termos desse regulamento.
Outras informações: (86) 9975 2514


Fonte:Brazilcartoon

Até mais!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Angelo Agostini

angelo agostini foto antiga

Foi um dos primeiros cartunistas brasileiros, o mais importante artista gráfico do Segundo ReinadoSua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai (1864) e prolongou-se por mais de quarenta anos. Em seus últimos trabalhos, testemunhou a queda do Império e a consolidação da República oligárquica.


Nascido na cidade de Vercelli na Itália, no dia 8 de abril de 1843, Angelo Agostini viveu sua infância e adolescência em Paris, e em 1859, com dezesseis anos, foi para São Paulo com a sua mãe, a cantora lírica Raquel Agostini.





 


Em 1864 deu início à carreira de cartunista, quando fundou o Diabo Coxo, o primeiro jornal ilustrado publicado em São Paulo, e que contava com textos do poeta abolicionista Luís Gama. Esta publicação, apesar de ter obtido repercussão, durou pouco, sendo fechada em 1865.


O artista lançou, no ano seguinte (1866) O Cabrião, cuja sede chegou a ser depredada, devido aos constantes ataques de Agostini ao clero e às elites escravocratas paulistas, e mais uma vez a publicação não vingou, falindo em 1867.


O Brasil, terra de Santa Cruz
E uma cruz cada vez mais pesada!

O artista mudou-se para o Rio de Janeiro, onde prosseguiu desenvolvendo intensa atividade em favor da abolição da escravatura, pelo que realizava diversas representações satíricas de D. Pedro II


Caricatura de D. Pedro II


Neste período colaborou, tanto com desenhos quanto com textos, para os periódicos O Mosquito e Vida Fluminense. Em 30 de Janeiro de 1869, Agostini publicou em Vida Fluminense os desenhos de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo.





Impressões de uma viagem à Corte

Em 1 de janeiro de 1876, fundou a Revista Illustrada, um marco editorial no país à época. Nela criou o personagem Zé Caipora(1883), que foi retomado em O Malho e, posteriormente, na Don Quixote. Este foi republicado, em fascículos, em 1886, o que, para alguns autores, foi a primeira revista de quadrinhos com um personagem fixo a ser lançada no Brasil.



Quadrinhos de Zé Caipora

Uma vida conturbada

No Rio de Janeiro o artista, já casado, se envolveu em escândalos ao se tornar amante de sua aluna, Abigail de Andrade, natural de Vassouras, no Rio de Janeiro.

Abigail foi uma artista promissora, única mulher a receber uma medalha de ouro por trabalhos expostos no Salão Imperial de 1884, recebeu elogios por parte dos críticos da época.

O relacionamento amoroso, a gravidez e o nascimento em 1888 da filha do casal, Angelina, causaram um grande escândalo na cidade e os obrigaram a partir para Paris em outubro daquele ano.

Na França um novo drama envolveu Agostini: em 1890 o segundo filho do casal, Angelo morreu ainda bebê e Abigail também veio a falecer. Agostini retornou então ao Rio de Janeiro com a filha, que mais tarde se tornaria pintora.

Em sua volta ao Brasil, Agostini fundou a revista Don Quixote (1895-1906) e trabalhou na revista O Tico Tico, retomando o personagem Zé Caipora, que teria suas história publicadas até dezembro de 1906. Trabalhou ainda em O Malho e na Gazeta de Notícias, entre outros.
File:Aagostini donquixote 01.jpg


Seu nome serviu de inspiração ao Prêmio Angelo Agostini, concedido anualmente pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas de São Paulo aos melhores do ramo e para a criação do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, data de seu falecimento em 1910 no Rio de Janeiro.

Cartaz 27º Prêmio Angelo Agostini

Fonte: Wikipédia

Até mais!


Macacada na Quanta


No dia 25 de fevereiro,próxima sexta-feira, a partir das 18h, os ilustradores e quadrinhistas Marcelo Braga e Danilo Beyruth do Estúdio MACACOLÂNDIA estarão na Quanta Academia de Artes - Unidade São Paulo, avaliando portfólios de desenhistas/ilustradores para ingressarem na equipe de artista do estúdio, como assistente de arte.
Para aqueles que pretendem trabalhar na área de Ilustração publicitária é uma oportunidade imperdível para ingressar em um dos mais importantes e requisitados estúdios deste segmento.
Quem pretende se inscrever e levar o portfólio, deve agendar a participação através do telefone (11) 3214-0553.
Fonte: impulsohq
Até mais!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sex & Crime

O veterano ilustrador gaúcho Benicio está prestes a completar 60 anos de uma prolífica carreira, que o consagrou como um dos maiores artistas gráficos do Brasil.
Antecipando as comemorações, a editora Reference Press estreia no mercado brasileiro lançando o livro Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio - Volume 1.
Como lembra o press release da obra, "Benicio criou cerca de três mil capas para os livros de bolso (faroeste, policial, romântico e de outros gêneros literários) da editora Monterrey e ilustrou mais de 300 cartazes para filmes brasileiros, especialmente no período entre o final dos anos 1960 e meados da década de 1980, quando seu traço se tornou uma marca na divulgação das produções nacionais".
O artista também produziu ilustrações para dezenas de peças publicitárias da Coca-Cola,EssoBanco do Brasil e de outras empresas. E continua emprestando sua arte realista para capas e matérias de revistas do País, como Playboy eTrip.
No primeiro volume desta coleção - que promete novas edições -, destacam-se as capas ilustradas por Benicio para a série ZZ7, da Monterrey, estrelada pela sensual espiã Brigitte Monfort.
Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio - Volume 1 é uma publicação bilíngue com 60 páginas, à venda por R$ 50,00 (preço especial de lançamento).
Até o próximo dia 26, cerca de 80 artes originais do ilustrador estarão em exposição em São Paulo/SP, na Galeria Cartel 011 (Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros), de terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio - Volume 1

Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio - Volume 1

Fonte: universohq


Até mais!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Arte Barroca


Voltando para 1600, hoje vamos conhecer a Arte Barroca!



O barroco é uma extensão do renascimento que tenta se tornar autônoma, obras barrocas iguais a renascentistas, mostram maior dinamismo,contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo.

Após a Contra-Reforma, os papas de Roma quiseram redefinir a imagem da igreja, e financiaram a construção de super catedrais, e grandes trabalhos artísticos muito intensos e dramáticos, para manifestar o triunfo da fé católica e atrair novos fiéis.

Rubens "A descida da cruz"

A arte barroca italiana se afasta do renascimento colocando em ênfase a emoção e não a racionalidade, no sentido de iniciativa, não de estética, era como se os artistas barrocos pegassem as figuras renascentistas e jogassem num redemoinho!


Velázquez "A forja de Vulcano"



Hals "Palhaço tocando alaúde"



De Roma, a "moda barroca" se estendeu para a França, onde ganhou outro nome: Rococó.

Os reis franceses tornaram seus palácios projetos encantados, com mobília requintada, objetos de luxo, e obras de arte ostensivas, que refletiam o riqueza e nobreza da monarquia.



Fragonard "O balanço"



Palácio de Versalhes



Holanda proibia quadros e representações religiosas pois era um país protestante e democrático, porém a arte barroca também se fez presente, mas de outra forma. Em vez de quadros religiosos, os artistas holandeses pintavam natureza-mortaretratos, e paisagens.

ATENÇÃO! Natureza-Morta é um tipo de cena pintada com frutas, flores, objetos e utensílios de cozinha.


Heda "Natureza-morta"



Ruinsdael "O Moinho em Wijk bij Duurstede"



No Brasil, o Barroco foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O principal artista do barroco brasileiro foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, ou simplesmente Aleijadinho

Aos 40 anos de idade começou a desenvolver uma doença nas articulações, e aos poucos foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Um ajudante amarrava as ferramentas em seuspunhos para poder esculpir e entalhar.


Altar barroco

Eentalhe de Aleijadinho



trompe-l'oeil foi uma técnica de pintura muito usada na arte barroca. Traduzida do francês "engana o olho", essa pintura dá o efeito de ilusão arquitetônica tridimencional, com um ponto de fuga central a cena da uma sensação de infinito

trompe-l'oeil barroco era pintado em paredes e tetos de igrejas, nos solares dos ricos e nos palácios dos nobres.











QUEM ERA QUEM

Caravaggio: Caravaggio foi o mestre do barroco italiano, foi um grande pintor, e um grande encrenqueiro. Sua vida teve a mesma intensidade e rebeldia de sua obra. Chocou a igreja fazendo os santos parecerem "gente como a gente", e seus milagres, coisas do dia-a-dia. Com um contraste forte de luz e sombra, seus quadros capturam as emoções e intencificam o impacto da cena.

"A conversão de São Paulo"



Rembrandt: Teve enorme sucesso como pintor de retratos, seu sombreado sutil deixa as cenas com profundidade emocional. Autor da famosa frase: "Um quadro fica pronto, quando o pintor acha que está pronto" esse raciocínio fazia com que os clientes recorressem a suborno para receberem seu retrato no prazo.



"Aula de anatomia do Dr. Tulp"


Rubens: Famoso por seus nus "cheinhos sensuais", Rubens usava uma iluminação dramática e curvas volumosas em movimento que definem bem a arte barroca.



"O rapto das filhas de Leucipo"

Velázquez: Garoto prodígio, já aos 18 anos era mestre da pintura. Pintou para a corte europeia por mais de 40 anos. Velázquez usava linhas tão finas para definir contornos e contrastes que eram quase invisíveis tornando-as obras-primas de realismo visual.


"As Meninas"



Poussin: Era apaixonado pela antiguidade,seu tema favorito eram os mitos antigos, na história de Roma e na escultura grega.



"O rapto das Sabinas"



CURIOSIDADES!

Caravaggio foi o "pai do barroco", suas pinturas representam todas as características deste período da arte.

Seu estilo foi copiado, adorado e também odiado por milhares de pessoas de várias gerações. Ninguem antes teve a ousadia e a coragem de romper com a estética clássica da pintura. A arte de Caravaggio era chocante e ofensiva.




"A incredulidade de São Tomé"



Seus contemporâneos o chamavam de "gênio do mal", "anti-cristo da pintura" e o escritor John Ruskin certa vez falou: "Caravaggio se alimenta perpétuamente...de horror, feiúra, e da sujeira do pecado" Credo!




"Crucificação de São Pedro"



Deu pra ver que Caravaggio não era muito querido, nem bem visto pela sociedade...não era pra menos, Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio é o nome da aldeia natal de sua família) nasceu em 29 de setembro se 1571, e desde muito jovem já tinha seu talento reconhecido, e por mais criticado que fosse, nunca lhe faltaram comissões e patronos, porém Caravaggio não lidava bem com a fama, e sempre após uma quinzena de trabalho, saia sem rumo com uma espada na cinturade bar em bar procurando confusão. Era sua forma de tirar "férias"...




"Deposição"



Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a políciasem dinheiro e buscava brigas nas ruas e tavernas da cidade. Em 1606, durante uma briga por causa de uma aposta de jogo matou um jovem a facadas, e fugiu de Roma, para escapar de prisão. Ficou um ano foragido, e só voltou a Roma depois de pedir perdão ao papa Paulo V.


"Vocação de São Mateus"

Porém, em 1608 em Malta, envolve-se em outra briga, e mais outra em Nápoles no ano de 1609, possivelmente brigas causadas pelos vários inimigos que Caravaggio colecionou durante sua vida, sempre de um escândalo a outro. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio morreu, aos 38 anos.



auto-retrato



No próximo post de História da Arte...a arte da vez será a do período Neoclássico!




Até lá!


Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol  Strickland; Wikipédia.
Imagens: Reprodução