sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SAV 2012

Com a presença dos artistas, autoridades e convidados, foi aberto na noite de quarta-feira (15/08), o Salão de Artes Visuais de Vinhedo, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. 

Formada por 76 obras de 42 artistas de 25 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, a mostra pode ser visitada pela população no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, com entrada franca. 

Na abertura, o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, entregou placas aos artistas que tiveram suas obras adquiridas pela Prefeitura (prêmio aquisitivo) e os que receberam menção honrosa do júri. Todos os artistas receberam o certificado de participação na mostra de Vinhedo. 

Entre as obras estão 47 pinturas, 10 desenhos, 5 fotografias, 5 gravuras, 3 esculturas, 5 com técnica mista e 1 instalação de artistas de São Paulo (Vinhedo, Campinas, Hortolândia, São Paulo Capital, Indaiatuba, Americana, Leme, Piracicaba, Jundiaí, Bauru, Valinhos, São José dos Campos, Leme e Várzea Paulista), Minas Gerais (Belo Horizonte e Agulha) e Paraná (Curitiba e Cascavel). No SAV 2012 cada artista pôde se inscrever obras nas categorias de interesse com até três obras no campo das artes visuais: pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, instalação e performance. Somente foram aceitos trabalhos produzidos a partir de 2009 e que não foram inscritos ou expostos nas edições anteriores do SAV na cidade. 
Na Sala Especial do Salão de Artes Visuais, os visitantes poderão conhecer também parte da obra do artista plástico Marcelo Tanaka. 
A Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo recebeu a inscrição de 147 artistas com 371 obras. Um júri formado pelos artistas Paulo Branco, Érico Hiller e Ana Cristina Carvalho selecionou as obras do Salão de Artes Visuais. 



Serviço 
Salão de Artes Visuais de Vinhedo 
16 de agosto a 15 de setembro de 2012 
Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini 
Rua Monteiro de Barros, 101 - Centro 
Horário de visita: das 8h00 às 17h00, sábado das 8h às 13  
Entrada franca 
Informações e agendamento de visitas de grupos: fone  (19) 3876-5393


Atá mais! 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Imperdível!


Para quem ainda não foi a Paris para ver de perto a maior coleção de obras impressionistas do mundo – que hoje tem como endereço o Musée d’Orsay – vai poder conferir, à partir desse sábado, no CCBB de São Paulo, a maior mostra sobre o tema recebida pelo país.

São 85 obras separadas de forma didática, e intitulada como “Impressionismo: Paris e a Modernidade”. Dentre os artistas estao Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Édouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec. As obras foram emprestadas pelo museu francês para o CCBB por 6 meses.
The Fifer, 1866. Édouard-Manet

Les Alyscamps,Arles, 1888. De Paul-Gauguin

Jeunes filles au piano, 1892. De Auguste Renoir

Dance Hall in Arles, 1888. De Van Gogh

Waterlily pond, green harmony, 1899. De Claude Monet

The Cradle, 1872. De Berthe Morisot

Dancers Climbing a Staircase. De Edgar Degas

Serviço
| De 4/8 a 7/10
| Para evitar as filas, o horário foi extendido em 3 horas durante a semana. A exposição comeca 7 horas da manhã de terça a sexta-feira
| CCBB Sao Paulo: Rua Álvares Penteado, 112 – Sé


Fonte: Ideia Fixa

Até mais!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Salão de Humor terá maior mostra da história


Os cartuns, caricaturas, charges, tiras/histórias em quadrinhos e trabalhos com o tema Intolerância que vão fazer parte da mostra principal do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba já estão definidos. Esta será a maior mostra da história do evento, com 436 obras, selecionadas entre 3.442 inscritas.

O júri de seleção – formado por Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Luiz Carlos Fernandes, Cláudia Kfouri, Celso Figueiredo Neto, Fernanda de Aquino Giulietti e Mario Mastrotti – se reuniu no último final de semana, no Center Flat Service, para analisar os trabalhosde 845 artistas de 64 países.

Segundo Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), a opção por aumentar o número de trabalhos na exposição partiu do próprio júri, ao notar a alta qualidade das obras enviadas ao Salão. “Foi algo natural. Os integrantes da comissão de seleção foram muito coesos e perceberam que não era justo deixar de fora alguns trabalhos”, diz ele.

Cerimônia de abertura e anúncio dos vencedores acontecem no dia 25 de agosto, no Engenho Central de Piracicaba, onde estarão expostas 89 caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs e 85 trabalhos sobre intolerância. Das peças tridimensionais, confeccionadas em plataformas além do papel, foram selecionadas oito obras.

Em meio às caricaturas recebidas, destaque para a presidente Dilma Rousseff, o atacante Neymar, o lutador de UFC Anderson Silva, o presidente sírio Bashar Al Assad e o humorista Chico Anysio, morto em março deste ano. No suporte tridimensional estão Raul Seixas, Hermeto Pascoal, Noel Rosa e até a figura de Nhô Quim, mascote do XV de Novembro de Piracicaba.

Nas charges, os temas mais recorrentes possuem ligação com as redes sociais e o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos brasileiros e internacionais (como a crise na Síria e os problemas financeiros na Europa). Os artistas gráficos também brincaram com o estilo cross-dressing de Laerte Coutinho, cartunista da Folha de S. Paulo. Além disso, problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema intolerância.



O Salão registrou inscrições de todos os Estados brasileiros e de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.

JÚRI INTERNACIONAL – As 436 obras vão passar por novo julgamento, desta vez no dia 18 de agosto, quando a comissão julgadora vai decidir os vencedores do Salão, que este ano totaliza R$ 47 mil em prêmios.

 Para a comissão julgadora de premiação estão convidados Marilena Nardi (Itália), Vladimir Kazanevsky (Ucrânia), Marlene Pohle (Alemanha) e os brasileiros Paulo Ramos, Arlindo Rodrigues, Gustavo Duarte e Eduardo Baptistão.

Considerado um dos mais tradicionais do mundo, o Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU. O evento foi criado por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época os responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

PARALELAS – Duas exposições paralelas podem ser conferidas em Piracicaba. Até 22 de agosto permanece em cartaz Gibi do Glauco, organizada pelo jornal Folha de S. Paulo para marcar a trajetória do cartunista Glauco Vilas Boas (1957/2010), criador de personagens famosos como Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras e Faquinha. As obras estão no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e podem ser vistas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

No Restaurante Sal e Grill (travessa Campos Salles, 230, Centro) acontece a mostra Desenhos do Salão 2011, com cartuns, caricaturas e tiras premiadas e selecionadas na 38ª edição. Visitas até 14 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 12h às 15h e das 19h às 23h.

SERVIÇO
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 
Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). 
Informações:  (19) 3403-2615 ou



Até mais!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Caravaggio no MASP

A maior exposição já feita na América Latina de obras do artista italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio chega a São Paulo esta semana, depois de passar por Nova Lima, município da região metropolitana de Belo Horizonte. Com o título Caravaggio e Seus Seguidores, a mostra fica em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (MASP) entre 1º de agosto e 30 de setembro.

No acervo estão seis telas de Caravaggio, que representam 10% dos trabalhos deixados por ele, e mais 14 trabalhos de pintores caravaggescos, como são chamados os artistas influenciados pelo italiano. Entre elas, estão as de autoria de Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. O curador do evento, Fábio Magalhães, conta que as obras Caravaggio são raras e de difícil acesso. "Um número expressivo está em igrejas, como a de São Luís dos Franceses Roma, e não pode sair. Algumas, de difícil empréstimo, estão no Museu do Louvre. Tudo isso dificulta muito a organização de uma exposição de Caravaggio", disse.

Além da limitação quanto ao número de obras, existe uma discussão sobre autoria envolvendo o acervo de Caravaggio. "A própria exposição debate esses temas. Há uma sala da exposição que discute porque um São Francisco de Assis em Meditação é de autoria de Caravaggio e outros títulos não são. Há uma discussão muito rica sobre o problema atributivo", explica o curador.

Vista pela primeira vez fora da Itália, a Medusa Murtola (1597) está entre as obras reconhecidas há pouco tempo. Murtola, palavra acrescida ao título da obra, faz referência a um poeta contemporâneo de Caravaggio que tinha esse nome. Murtola havia escrito a carta mais antiga que documenta a existência da segunda Medusa feita por Caravaggio. "Essa obra recentemente ganhou importância extraordinária dentro dos estudos do Caravaggio".

A obra era considerada a segunda versão de uma pintura feita por Caravaggio em que também retratava Medusa, o monstro da mitologia grega. Após 20 anos de estudos e análises, porém, Medusa Murtola ganhou status de primeira versão. De acordo com o curador, essa tela foi pintada sobre um escudo de madeira num formato convexo. Diz a lenda mitológica que o escudo refletia o olhar do mostro que transformava em pedra quem o encarasse. O instrumento serviu na defesa de Perseu, o herói da mitologia, no momento em que decapitava Medusa.

A lenda explica a insistência de Caravaggio em pintar sobre o escudo. Mas, por ser um objeto convexo, a dificuldade em executar a pintura foi grande. "Tem que corrigir as curvas quando você olha a obra, senão o próprio convexo deforma", explica o curador. Com ajuda de raio-X, infravermelho e outras técnicas modernas, descobriu-se que o italiano, na verdade, desenhou na peça antes de pintá-la, algo que ele não costumava fazer. "Não era comum o Caravaggio desenhar antes de pintar, ele normalmente pintava direto sobre a tela. Nessa Medusa Murtola há o desenho pela dificuldade que ele sentia de reproduzir a imagem da medusa sobre o escudo".

Por meio desse raciocínio, concluiu-se que a outra obra de Medusa feita por Caravaggio - sem necessidade de desenho antes da pintura - era a segunda versão, uma ampliação da obra do escudo. Além do escudo, a mostra terá o Retrato do Cardeal (1600), que poderá ser apreciada pela primeira vez fora da Itália.



'A Medusa Murtola' (1597) é uma das obras expostas no MASP 

A exposição fica aberta no Masp, na Avenida Paulista, de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Nas quintas-feiras, vai até as 20h. Os ingressos custarão R$15 a inteira e R$ 7 a meia-entrada.

A entrada é gratuita para crianças até 10 anos e para as pessoas acima de 60 anos. Às terças-feiras, todo o público tem acesso gratuito.

Fonte: terra.com.br

Até mais!