O barroco é uma extensão do renascimento que tenta se tornar autônoma, obras barrocas iguais a renascentistas, mostram maior dinamismo,contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo.
Após a Contra-Reforma, os papas de Roma quiseram redefinir a imagem da igreja, e financiaram a construção de super catedrais, e grandes trabalhos artísticos muito intensos e dramáticos, para manifestar o triunfo da fé católica e atrair novos fiéis.
Rubens "A descida da cruz"
A arte barroca italiana se afasta do renascimento colocando em ênfase a emoção e não a racionalidade, no sentido de iniciativa, não de estética, era como se os artistas barrocos pegassem as figuras renascentistas e jogassem num redemoinho!
Velázquez "A forja de Vulcano"
Hals "Palhaço tocando alaúde"
De Roma, a "moda barroca" se estendeu para a França, onde ganhou outro nome: Rococó.
Os reis franceses tornaram seus palácios projetos encantados, com mobília requintada, objetos de luxo, e obras de arte ostensivas, que refletiam o riqueza e nobreza da monarquia.
Fragonard "O balanço"
Palácio de Versalhes
A Holanda proibia quadros e representações religiosas pois era um país protestante e democrático, porém a arte barroca também se fez presente, mas de outra forma. Em vez de quadros religiosos, os artistas holandeses pintavam natureza-morta, retratos, e paisagens.
ATENÇÃO! Natureza-Morta é um tipo de cena pintada com frutas, flores, objetos e utensílios de cozinha.
Heda "Natureza-morta"
Ruinsdael "O Moinho em Wijk bij Duurstede"
No Brasil, o Barroco foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O principal artista do barroco brasileiro foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, ou simplesmente Aleijadinho.
Aos 40 anos de idade começou a desenvolver uma doença nas articulações, e aos poucos foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Um ajudante amarrava as ferramentas em seuspunhos para poder esculpir e entalhar.
Eentalhe de Aleijadinho
O trompe-l'oeil foi uma técnica de pintura muito usada na arte barroca. Traduzida do francês "engana o olho", essa pintura dá o efeito de ilusão arquitetônica tridimencional, com um ponto de fuga central a cena da uma sensação de infinito.
O trompe-l'oeil barroco era pintado em paredes e tetos de igrejas, nos solares dos ricos e nos palácios dos nobres.
QUEM ERA QUEM
Caravaggio: Caravaggio foi o mestre do barroco italiano, foi um grande pintor, e um grande encrenqueiro. Sua vida teve a mesma intensidade e rebeldia de sua obra. Chocou a igreja fazendo os santos parecerem "gente como a gente", e seus milagres, coisas do dia-a-dia. Com um contraste forte de luz e sombra, seus quadros capturam as emoções e intencificam o impacto da cena.
"A conversão de São Paulo"
Rembrandt: Teve enorme sucesso como pintor de retratos, seu sombreado sutil deixa as cenas com profundidade emocional. Autor da famosa frase: "Um quadro fica pronto, quando o pintor acha que está pronto" esse raciocínio fazia com que os clientes recorressem a suborno para receberem seu retrato no prazo.
"Aula de anatomia do Dr. Tulp"
Rubens: Famoso por seus nus "cheinhos sensuais", Rubens usava uma iluminação dramática e curvas volumosas em movimento que definem bem a arte barroca.
"O rapto das filhas de Leucipo"
Velázquez: Garoto prodígio, já aos 18 anos era mestre da pintura. Pintou para a corte europeia por mais de 40 anos. Velázquez usava linhas tão finas para definir contornos e contrastes que eram quase invisíveis tornando-as obras-primas de realismo visual.
"As Meninas"
Poussin: Era apaixonado pela antiguidade,seu tema favorito eram os mitos antigos, na história de Roma e na escultura grega.
"O rapto das Sabinas"
CURIOSIDADES!
Caravaggio foi o "pai do barroco", suas pinturas representam todas as características deste período da arte.
Seu estilo foi copiado, adorado e também odiado por milhares de pessoas de várias gerações. Ninguem antes teve a ousadia e a coragem de romper com a estética clássica da pintura. A arte de Caravaggio era chocante e ofensiva.
Seus contemporâneos o chamavam de "gênio do mal", "anti-cristo da pintura" e o escritor John Ruskin certa vez falou: "Caravaggio se alimenta perpétuamente...de horror, feiúra, e da sujeira do pecado" Credo!
Deu pra ver que Caravaggio não era muito querido, nem bem visto pela sociedade...não era pra menos, Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio é o nome da aldeia natal de sua família) nasceu em 29 de setembro se 1571, e desde muito jovem já tinha seu talento reconhecido, e por mais criticado que fosse, nunca lhe faltaram comissões e patronos, porém Caravaggio não lidava bem com a fama, e sempre após uma quinzena de trabalho, saia sem rumo com uma espada na cinturade bar em bar procurando confusão. Era sua forma de tirar "férias"...
Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nas ruas e tavernas da cidade. Em 1606, durante uma briga por causa de uma aposta de jogo matou um jovem a facadas, e fugiu de Roma, para escapar de prisão. Ficou um ano foragido, e só voltou a Roma depois de pedir perdão ao papa Paulo V.
"Vocação de São Mateus"
Porém, em 1608 em Malta, envolve-se em outra briga, e mais outra em Nápoles no ano de 1609, possivelmente brigas causadas pelos vários inimigos que Caravaggio colecionou durante sua vida, sempre de um escândalo a outro. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio morreu, aos 38 anos.
auto-retrato
Até lá!
Fonte: Guia dos curiosos, Marcelo Duarte; Arte Comentada, Carol Strickland; Wikipédia.
Imagens: Reprodução
Belissima aula!!!
ResponderExcluirincrível!
ResponderExcluiramei!
ResponderExcluirSimplesmente sensacional essa publicação sobre obras de arte do perído barroco. Obrigado por compartilhar.
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