quinta-feira, 3 de março de 2011

Lavanderia

Para o artista que lida com tintas fica difícil manter as roupas livres de manchas.


Para não correr esse risco, procure separar roupas para pintar sem medo. Roupas velhas e confortáveis são ideais (não esqueça de separar roupas tanto para o frio quanto para o calor). 

O avental também é uma ótima opção, principalmente para quem não quer ter um armário só de roupas para pintar.

Mas se veio aquela inspiração, não deu tempo de trocar a roupa, e você manchou a sua peça favorita, veja algumas dicas para se livrar das manchas indesejadas:

ATENÇÃO! Antes de mais nada...nunca deixe a tinta secar no tecido! Assim que perceber a mancha, use os procedimentos necessários imediatamente.

Tintas em geral - deixe a roupa de molho no leite, ou esfregue-a com sal e limão ou ainda com líquido de Dakin (hipoclorina).

Tinta aquarela, guache e nanquim - Essas tintas são à base de água e geralmente saem com a lavagem normal, se a mancha persistir lave com álcool ou tíner.

Tinta esmalte e verniz - pode ser usada uma mistura de:
30 % de amoníaco
40 % de álcool
30 % de águarras

Esfregar e lavar normalmente.

Tinta de parede - Normalmente sai com querosene, gasolina ou águarras.


Tinta à óleo - Remova a tinta e aplique uma mistura de álcool e essência de terebentina(aguarrás). Após 10 minutos, aplique benzol.

Tinta de caneta - Para caneta esferográfica, lave com agua morna, um pouco de vinagre e sabão de boa qualidade, enxague em água quente. Outra opção é deixar a roupa de molho em leite azedo. Já para canetas de retroprojetor, ou hidrocolor, a melhor maneira é esfregar com álcool ou águarrás. Também pode tentar espirrar laquê de cabelo sobre a mancha, deixar secar e lavar normalmente.

Para quem usa materiais alternativos para pintura, como café, chá e vinho: 

Café ou chá - Esfregue um cubinho de gelo em cima da mancha e após lave com água fervente.


Vinho tinto - Coloque sobre a mancha farinha de mandioca ou polvilho, até que o vinho embeba a farinha. Depois, lave com água e sabão.

Facilitador geral - O sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para remover as manchas das roupas, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.




Agora, se você tentou de tudo, usou todas as dicas acima, e mesmo assim não conseguiu recuperar sua roupa querida, o jeito é customizar e assumir o estilo!

Alexander McQueen Resort Summer 2010 4



Fonte: organizesuavida.com; mulherdeclasse.com


Até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu tive um grande problema!
    Eu uso as tintas ACRILEX e NANKIN! Eu fiz meus desenhos em camisetas e segui todas as instruções lavei as camisetas depois de 72 horas mas mesmo assim a tinta largou! E eu queria saber por que largou se as tintas ACRILEX e a NANKIN são para tecidos.
    Tive um grande prejuízo e queria saber qual tinta devo usar para fazer meus desenhos sem que largue a tinta ao lavar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual Acrilex você usou? Porque eles têm várias linhas... Pra garantir, tem que ser a tecido mesmo. Aí secar uma semana, depois disso, lava só com sabão neutro e água fria que não vai ter problema. Trabalho com isso há um tempão e sempre deu certo. A Nankin não é própria para tecido e nanquim é solúvel em água, então se você lavar tem grandes chances dela borrar ou sair de todo. Usa tinta preta de tecido e um pincel bem fininho de contorno que dá o mesmo efeito.

      Excluir
  2. Boa noite, existe alguma caneta fina pra desenhar tecido? Malhas?

    ResponderExcluir